quinta-feira, 30 de abril de 2009

A leitura

A leitura não é tão somente a da palavra, temos que despertar nos nossos alunos, principalmente, a leitura do mundo, segundo Paulo Freire "a leitura do mundo precede a leitura da palavra". Entendendo e repensando o mundo que o cerca, os alunos, poderão ser capazes de refletir, tirar conclusões e posicionar-se nele.

A um passarinho

Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Ando tão feliz!
Não sou mais poeta

Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.

Deixa-te de histórias
Some-te daqui!

Vinícius de Moraes

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Desleixo

   O FNDE(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) calcula  que, a  cada fim de ano letivo , em média 13% dos livros didáticos não são devolvidos pelos alunos da rede pública ou precisam ser aposentados por conta do mal estado de conservação. A durabilidade prevista para cada publicação é de três anos. De acordo com Sonia Schwart, coordenadora do PNLD(Programa Nacional do Livro Didático), a questão é um pouco cultural também, as coisas do governo parecem que não têm dono."É preciso criar essa cultura de que o livro não é  gratuito, mas pago com os impostos de todos nós, inclusive dos pais dos alunos", ela destaca.
   Sonia  alerta que, se o índice de obras  não desenvolvidas em cada escola for maior do que 13%, podem faltar exemplares para atender todos os alunos. "O FNDE repõe até esse índice, por isso é preciso que as escolas fiquem em cima", orienta a coordenadora. Em 2009, o fundo vai distribuir 103 milhões de livros didáticos para a rede pública de ensino. As escolas que quiserem orientação sobre o processo de devolução podem entrar em contato pelo telefone 0800-616161.
Fonte:Revista Língua Portuguesa- Conhecimento Prático/Escala Educacional.

domingo, 26 de abril de 2009

Reconhecimento

Olá, estudantes!

Antes de ingressar em um curso de graduação procure saber se o mesmo é reconhecido pelo MEC, pois você pode perder tempo, dinheiro, não ter o diploma tão almejado e não poder entrar no mercado de trabalho.

De olho no Japão

No próximo mês haverá inscrições para quatro programas de bolsas de estudo no Japão: cursos técnicos e profissionalizantes, graduação e pós-graduação.
Habilite-se!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cantinho dos alunos

Olá, pessoal!

A partir deste momento já temos um novo espaço para nos entreter e trocarmos novas ideias.
Precisamos levá-lo a serio, pois através dele poderemos tornar nossos encontros mais prazerosos e descontraídos.